Relógio

terça-feira, 30 de outubro de 2012

LEITURA E ESCRITA COM O GÊNERO TEXTUAL "PARLENDA"

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BINGO DA LETRA INICIAL

OBJETIVOS DIDÁTICOS: Conhecer o nome das letras do alfabeto; Compreender que as sílabas são formadas por unidades sonoras; Compreender que, via de regra, a cada fonema corresponde uma letra ou um conjunto de letras(dígrafos); Identificar o fonema inicial das palavras; Estabelecer correspondência grafofônicas(letra inicial e fonema inicial); Comparar palavras que possuem unidades sonoras semelhantes; Perceber que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras. PÚBLICO-ALVO Alunos em processo de alfabetização que ainda não compreendam alguns princípios do sistema alfabético de escrita, tal como o de que há unidades sonoras menores que as sílabas; ou mesmo os que, embora tenham tal compreensão, precisem consolidar as correspondências grafofônicas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Produção textual

Montage créé avec bloggif A maquete que construi trata-se de uma fazenda onde eu adoro passear. Neste local mora a minha irmã e meu cunhado. Lá eu ando a cavalo, dirijo trator e piloto a moto do meu cunhado. Quando estou nesta fazenda costumo acordar bem cedinho e ir para o mangueiro tirar leite. Depois de tirar o leite é o momento de tocar a tropa e arrear os cavalos. Depois a gente para pra tomar o café da manhã. Após de tomarmos o café da manhã eu e meu cunhado vamos para o campo olhar o gado. Depois a gente volta para casa onde matamos a sede com um gostoso tererê antes do almoço. Tomo um banho para refrescar, almoço e em seguida descanso um pouco. Depois do descanso do almoço voltamos para o campo para apartar as vacas pra podermos tirar o leite no outro dia. Pegamos então o trator e iniciamos o trabalho de colocar sal para o gado. Se tiver algum colchete quebrado a gente conserta. Atardezinha prendemos os carneiros e tratamos dos porcos. Já no final da tarde é o momento do descanso, onde aproveitamos para contar piadas e darmos boas risadas. Sidnei

terça-feira, 23 de outubro de 2012

DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO

 Silabário
Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário para cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças.
Formas de jogar:
1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as palavras sorteadas, depois registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, número de letras, vogais e consoantes. Dependendo do nível, pode-se solicitar que separem as sílabas.
2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado número de tampinhas. Um por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.
3 - Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços com sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as palavras formadas pelos amigos. Depois deverá ser feito um registro da atividade no caderno.


 Memória 3D - figura e palavra

Jogo da memória com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras bastão ou cursiva, minúscula ou maiúscula, dependendo do nível de escrita da turma.








Jogo do Talharim
Este jogo consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar mais uma massa, desta vez sem nenhum fonema, para que assim consiga montar no seu prato uma macarronada.
Objetivo: Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A.
Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho e um garfo. Um participante desafia o outro tirandode um recipiente uma palavra.
O jogador deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com o garfo mexer na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial referente a palavra escolhida. Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou.
Ganha o jogo quem conseguir colocar no prato o maior número de massas.


 Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de sílabas.
Podem ser somados pontos por acerto.
Alfabeto móvel
Objetivo : Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel.
Materiais necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola.
Modo de jogar : formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto.

 


 Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura
Jogo da memória das letras
Objetivo: Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o alfabeto, relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
Materiais necessários: Cartas com as letras do alfabeto

Boliche do alfabeto - Jogo das argolas
Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma.
Quebra-cabeça com palitos ou caixas
Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou caixas.
Vence a equipe que formar o maior número de palavras.


 Trilha Alfabética
Objetivo: Consciência fonêmica
Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto e dado numérico.
Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes e executa a tarefa determinada pelo professor.
Mais perto do 10
Objetivos: Noção de quantidade; representação numérica, soma, subtração.
Materiais necessários: Caixa com 30 palitos ou mais; marcadores para identificar os pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...); tabuleiro.
Como jogar: Cada participante tenta tirar um conjunto de 10 palitos sem contar nem olhar. Cada um marca no tabuleiro a quantidade de palitos que tirou e devolve à caixa. Quem tirar 10 palitos ganha um ponto. Se o número de palitos não estiver no tabuleiro o jogador perde a rodada.
Depois de 4 rodadas, ganha quem tiver mais pontos. 
 Varal das letras
Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W.
Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras).
A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que formam seu nome.

Alfabeto concreto
Uma faixa com as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia com a letra que está no bloso.
Confeccionado em feltro.
Como jogar:
1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar dentro dos bolsos.
2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto.
3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial.

Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste - cheio/vazio.
2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.
 Jogo da velha
Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do papel higiênico e caixinhas de sabonete.
O objetivo é colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.


Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste - cheio/vazio.
2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.



Jogo dos balões
Materiais necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas que somem até a quantidade desejada.
Modo de jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e marca o valor correspondente na cartela.

JOGO DAS ABELHINHAS

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Objetivo: Consciência fonêmica - identificação de sílabas e segmentação fonêmica.
Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de jogar: O professor sorteia uma sílaba  e produz o som da mesma. Cada integrante da equipe ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar as sílaba deverá bater na abelha com a mãozinha, ficando com a mesma caso esteja correto. Ganha quem tiver mais abelhas.
Obs: Pode montar o jogo somente com letras ou  palavras.

Clique aqui e veja a execução dessa aula: http://www.youtube.com/watch?v=zVbklPw4m9g&feature=youtu.be


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TRABALHANDO COM CALENDÁRIO




Stop da matemática

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Aula realizada na turma da professora Doralice, 4ºano C. Com o objetivo de promover a integração entre a turma e os alunos da sala de recurso multifuncional, desenvolver o raciocínio lógico e o gosto pela matemática.
Clique aqui e confira o planejamento dessa aula:
https://docs.google.com/document/d/1GYFKUrc6OB7Dq-rDFrN2QzI3ZorDR84pUbx5FpdSAsM/edit