
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” Paulo Freire. Este blog tem como objetivo divulgar minhas experiências na Sala de Recurso Multifuncional da escola Mun. Marechal Rondon em Coxim-MS;
Relógio
terça-feira, 30 de outubro de 2012
BINGO DA LETRA INICIAL
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
Conhecer o nome das letras do alfabeto;
Compreender que as sílabas são formadas por unidades sonoras;
Compreender que, via de regra, a cada fonema corresponde uma letra ou um conjunto de letras(dígrafos);
Identificar o fonema inicial das palavras;
Estabelecer correspondência grafofônicas(letra inicial e fonema inicial);
Comparar palavras que possuem unidades sonoras semelhantes;
Perceber que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras.
PÚBLICO-ALVO
Alunos em processo de alfabetização que ainda não compreendam alguns princípios do sistema alfabético de escrita, tal como o de que há unidades sonoras menores que as sílabas; ou mesmo os que, embora tenham tal compreensão, precisem consolidar as correspondências grafofônicas.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Produção textual

terça-feira, 23 de outubro de 2012
DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO
Silabário
Memória 3D - figura e palavra
Caixas ilustradas
Trilha Alfabética
Jogo da velha
Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário para
cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças.
Formas de jogar:
1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as palavras
sorteadas, depois registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que identifiquem
a letra inicial/final, número de letras, vogais e consoantes. Dependendo do
nível, pode-se solicitar que separem as sílabas.
2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado número de tampinhas. Um
por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro,
sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.
3 - Cada criança forma 4
palavras no silabário, depois, preenche os espaços com sílabas soltas e troca o
silabário com o colega, que deverá localizar as palavras formadas pelos amigos.
Depois deverá ser feito um registro da atividade no caderno.Memória 3D - figura e palavra
Jogo da memória com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras bastão ou cursiva, minúscula ou maiúscula, dependendo do nível de escrita da turma.
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Jogo do Talharim
Este jogo consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar
mais uma massa, desta vez sem nenhum fonema, para que assim consiga montar no
seu prato uma macarronada.
Objetivo: Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e
segmentação fonêmica.
Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A.
Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho e um garfo. Um
participante desafia o outro tirandode um recipiente uma palavra.
O jogador deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com o
garfo mexer na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial referente a
palavra escolhida. Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que
encontrou.
Ganha o jogo quem conseguir
colocar no prato o maior número de massas.
Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura.
O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve
dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo
número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao
número de sílabas.
Podem ser somados pontos
por acerto.
Alfabeto móvel
Objetivo : Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto
móvel.
Materiais necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola.
Modo de jogar : formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto.
Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a
associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras
recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com
a figura
Objetivo: Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o
alfabeto, relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
Materiais necessários:
Cartas com as letras do alfabeto
Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o
fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo de jogar: Ao derrubar
as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a
mesma.
Quebra-cabeça com palitos ou caixas
Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou
caixas.
Vence a equipe que formar o maior número de palavras.
Trilha Alfabética
Objetivo: Consciência fonêmica
Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto e dado numérico.
Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes e executa a tarefa determinada pelo professor.
Mais perto do 10
Objetivos: Noção de quantidade; representação numérica, soma, subtração.
Materiais necessários: Caixa com 30 palitos ou mais; marcadores para
identificar os pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...);
tabuleiro.
Como jogar: Cada participante tenta tirar um conjunto de 10 palitos sem
contar nem olhar. Cada um marca no tabuleiro a quantidade de palitos que tirou
e devolve à caixa. Quem tirar 10 palitos ganha um ponto. Se o número de palitos
não estiver no tabuleiro o jogador perde a rodada.
Depois de 4 rodadas, ganha
quem tiver mais pontos.
Varal das letras
Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W.
Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras).
A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que formam seu
nome.
Alfabeto concreto
Uma faixa com as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura,
cujo o nome inicia com a letra que está no bloso.
Confeccionado em feltro.
Como jogar:
1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve
organizar dentro dos bolsos.
2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de
figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto.
3- Organizar livremente, de
acordo com a letra inicial.
Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar
pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno -
alegre/triste - cheio/vazio.
2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.Jogo da velha
Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do
papel higiênico e caixinhas de sabonete.
O objetivo é colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou
vertical.
Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar
pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno -
alegre/triste - cheio/vazio.
2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.
Jogo dos balões
Materiais necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas
que somem até a quantidade desejada.
Modo de jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e
marca o valor correspondente na cartela.
JOGO DAS ABELHINHAS

Objetivo: Consciência fonêmica - identificação de sílabas e segmentação
fonêmica.
Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de jogar: O professor sorteia uma sílaba e produz o som da mesma.
Cada integrante da equipe ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar as
sílaba deverá bater na abelha com a mãozinha, ficando com a mesma caso esteja
correto. Ganha quem tiver mais abelhas.
Obs: Pode montar o jogo somente com letras ou palavras.
Clique aqui e veja a execução dessa aula: http://www.youtube.com/watch?v=zVbklPw4m9g&feature=youtu.be
Clique aqui e veja a execução dessa aula: http://www.youtube.com/watch?v=zVbklPw4m9g&feature=youtu.be
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Stop da matemática

Aula realizada na turma da professora Doralice, 4ºano C. Com o objetivo de promover a integração entre a turma e os alunos da sala de recurso multifuncional, desenvolver o raciocínio lógico e o gosto pela matemática.
Clique aqui e confira o planejamento dessa aula:
https://docs.google.com/document/d/1GYFKUrc6OB7Dq-rDFrN2QzI3ZorDR84pUbx5FpdSAsM/edit
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